terça-feira, 9 de junho de 2009

Competências Profissionais dos Enfermeiros - By Susana Sobral Mendonça



"A Editorial Novembro e a autora Susana Sobral Mendonça têm o prazer de convidar V. Ex.ª e acompanhante a estarem presentes no lançamento do livro Competências Profissionais dos Enfermeiros - A Excelência do Cuidar, a ter lugar no dia 15 de Junho, às 17h30, na Galeria de Arte do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no piso 2.
A apresentação contará com a presença da Doutora Maria Augusta Romão da Veiga Branco.

O novo título da Colecção Nexus representa um estudo teórico-prático sobre as Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. É um livro do interesse de profissionais e estudantes das Escolas de Enfermagem e das Instituições de Saúde pelo facto de expôr uma concepção do enfermeiro não só como prestador de cuidados, mas, também, como formador de conhecimentos e competências que, ao serem executadas na prática diária, virão a servir de modelo e a ser replicadas pelos seus formandos.

Para além de verificar a aplicabilidade e percepção dessas competências, identifica o perfil de Auto-Consciência e Auto-Motivação, e, também, as categorias de Satisfação e Não Satisfação Profissional numa amostra de 300 enfermeiros, em 9 instituições.

Assim, a presente investigação dá resposta à questão emergente: que competências estão a ser praticadas pelos enfermeiros e percepcionadas pelos formandos?

Por fim, segundo as palavras da autora, este estudo “tem como finalidade recuperar a necessidade do desenvolvimento de competências de enfermagem e competências emocionais em contextos laborais e, ainda, tornar expressivo o quanto o exercício dessas competências pode ser um factor de mais-valia na educação/formação em enfermagem.”

Nenhum comentário:

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape NOTA: A maioria das fotos publicadas aqui, no meu blogue, não são da minha autoria.

NÃO ABANDONE!!!

NÃO ABANDONE!!!